Veja como a alvenaria estrutural atende a Norma de Desempenho

Sistema só consegue ser eficaz se o conjunto de materiais usados na obra atender requisitos da normalização
7 de abril de 2021

Veja como a alvenaria estrutural atende a Norma de Desempenho

Veja como a alvenaria estrutural atende a Norma de Desempenho 768 1024 Cimento Itambé
Alvenaria estrutural: para que paredes cumpram a ABNT NBR 15575, sistema não depende só dos blocos de concreto, mas da argamassa de assentamento e do revestimento Crédito: Banco de Imagens

Alvenaria estrutural: para que paredes cumpram a ABNT NBR 15575, sistema não depende só dos blocos de concreto, mas da argamassa de assentamento e do revestimento
Crédito: Banco de Imagens

A Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) pode ser bem atendida pela alvenaria estrutural com blocos de concreto, desde que requisitos de normas técnicas específicas para o produto e para o sistema construtivo também sejam observados. O alerta é do engenheiro civil Cláudio Oliveira, que integra o corpo técnico da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) 

Em recente webinarCláudio Oliveira destacou que, além das normas técnicas, existem manuais elaborados pela ABCP e pela BlocoBrasil que orientam como construir com alvenaria estrutural atendendo a Norma de Desempenho, e como executar o método construtivo adotando boas práticas. O engenheiro civil também ressalta que é o conjunto de materiais que precisa atender a norma e não apenas um produto.  

Quando falamos em Norma de Desempenho, estamos falando em sistema, ou seja, dos blocos de concretoda argamassa de assentamento e do revestimento. Quem atende a norma é o conjunto de elementos que vão formar a parede. O bloco sozinho não consegue atender a norma. Quando se fala de bloco isoladamente, fala-se da qualidade do bloco”, destaca.

Cláudio Oliveira frisa ainda que quem tem que cuidar para que a Norma de Desempenho seja seguida nos canteiros de obras são as entidades de classe, como ABCPBlocoBrasilSinaprocim (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento)os SindusCons e, obviamente, as próprias construtoras. 

Para cumprir desempenho termoacústico, paredes precisam de blocos em conformidade 

Mesmo fazendo parte de um sistema, a qualidade dos blocos de concreto é crucial para que o projeto que se propõe a atender a ABNT NBR 15575 atinja seu objetivo. Neste quesito, o engenheiro do corpo técnico da ABCP destaca que é preciso adquirir produtos de fabricantes que cumpram duas normas técnicas: a ABNT NBR 6136:2016 (Blocos vazados de concreto simples para alvenaria  Requisitos) e ABNT NBR 12118:2017 (Blocos vazados de concreto simples para alvenaria  Métodos de ensaio). 

São os blocos fabricados dentro dessas normas que permitirão ao sistema de paredes de alvenaria estrutural alcançar dois quesitos relevantes da Norma de Desempenho: o desempenho térmico e desempenho acústico. “São aspectos que só serão atendidos se o produto tiver as especificações corretas”, reafirma. 

Vale lembrar ainda que a alvenaria estrutural tem, desde agosto de 2020, uma norma técnica revisada, que é a ABNT NBR 16868 (Alvenaria estrutural – partes 1, 2 e 3)Além disso, quando executado com blocos de concreto, o sistema de alvenaria estrutural deve seguir também a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento). “São essas normas que vão garantir a segurança estrutural e o cumprimento da vida útil do projeto, que é de 50 anos”, comenta Cláudio Oliveira. 

Em sua palestra, o engenheiro civil também desfez mitos e reforçou cuidados que devem ser tomados quando se opta pela construção em alvenaria estrutural. Mito número 1: “A versão de que o tijolo cerâmico tem melhor desempenho térmico do que o bloco de concreto é equivocada”. Mito número 2: “Problemas que possam ocorrer com relação à estanqueidade não devem ser atribuídos aos blocos em conformidade. Geralmente, os pontos vulneráveis são o sistema de revestimento e a argamassa de assentamento, não o bloco. 

Por outro lado, a alvenaria estrutural com blocos de concreto ainda não consegue atender completamente os parâmetros de desempenho acústico estabelecidos na ABNT NBR 15575. Para chegar próximo do que exige a norma, os construtores têm utilizado blocos com 19 centímetros de largura e aplicação de argamassa com camada de até 22 milímetros, tanto externa quanto internamente. Outro cuidado é com a laje. “A laje tem papel importante. O desempenho acústico não depende apenas da vedação vertical, mas também da vedação horizontal”, finaliza Cláudio Oliveira. 

Acesse o manual para atender a Norma de Desempenho no sistema alvenaria estrutural com bloco de concreto

Acesse o manual sobre como executar alvenaria estrutural com bloco de concreto

Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Alvenaria Estrutural com bloco de concreto – Norma de Desempenho” 

Contato
cursos@abcp.org.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

7 de abril de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil