SENAI auxilia pequenas construtoras a se adequarem ao PBQP-H

Certificação é pré-requisito para que as empresas busquem recursos na Caixa Econômica Federal e demais bancos
24 de março de 2021

SENAI auxilia pequenas construtoras a se adequarem ao PBQP-H

SENAI auxilia pequenas construtoras a se adequarem ao PBQP-H 1024 682 Cimento Itambé
SENAI tem 4 institutos voltados para a pesquisa na construção civil e ao atendimento de empresas do setor. Crédito: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

SENAI tem 4 institutos voltados para a pesquisa na construção civil e ao atendimento de empresas do setor.
Crédito: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Os 4 Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil, que existem no Paraná, em Brasília, em São Paulo e na Bahia, agora prestam consultoria às pequenas empresas que queiram aderir ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). A vantagem de obter a certificação é que ela serve de pré-requisito para a concessão de financiamentos habitacionais em instituições financeiras, seja na Caixa Econômica Federal ou em outro banco.  

A consultoria é destinada a todas as empresas que atuam no setor de execução de obras e elaboração de projetos. Primeiro, os técnicos dos Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil realizam um diagnóstico da empresa, estruturam e padronizam os processos de produção e execução. O objetivo é garantir que todos os requisitos exigidos pela auditoria que concede a certificação sejam atendidos. Tanto a construtora quanto o escritório de projetos podem requerer um dos 2 níveis do PBQP-H, que são o A e o B 

As diferenças entre os níveis estão relacionadas com a quantidade de serviços e materiais controlados durante a obra, além do volume de requisitos atendidos, e que estão estabelecidos no referencial normativo SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil). Até o final de 2020, 1.894 construtoras estavam certificadas pelo PBQP-H. O ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), onde o programa está inserido, quer ampliar esse número para 3 mil até o final de 2022. 

Cartilhas explicam como as empresas podem buscar a certificação no PBQP-H 

Por issoo MDR lançou no ano passado 3 cartilhas que explicam como as empresas podem buscar a certificação. Elas abordam os procedimentos sob 3 aspectos: o do construtor, do fabricante de materiais e do consumidor. Os documentos também estimulam a busca por sistemas inovadores de construção. Tanto é que o PBQP-H irá coordenar um concurso público para selecionar projetos inovadores no âmbito do programa Casa Verde e Amarela. 

Atualmente, o PBQP-H é coordenado pela arquiteta e urbanista Rhaiana Bandeira Santana. Criado em 1998, o programa tem o propósito de induzir boas práticas e estimular a conformidade técnica dentro da cadeia produtiva da construção civil, através de 3 sistemas. Além do SiAC, o SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos) e o SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais). 

Os Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil seguem os requisitos desses sistemas quando prestam assessoria às construtoras. Os IST também auxiliam na adequação das empresas à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). Um exemplo é o instituto inaugurado na década passada em Ponta Grossa-PR, que foi projetado e equipado para testar materiais e sistemas construtivos que atendam aos requisitos da norma. Nos laboratórios do IST localizado no Paraná é possível comprovar a qualidade e a segurança das edificações sob o ponto de vista estrutural, térmico, acústico e de resistência ao fogo. 

Acesse as cartilhas do PBQP-H

Construtor
Fabricante
Consumidor

Clique e saiba mais sobre os Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil
http://institutostecnologia.senai.br/ 

Entrevistado
Institutos SENAI de Tecnologia  

Contato
institutos@cni.org.br

Bahia

contato@senaicimatec.com.br

Brasília

ist@sistemafibra.org.br

Paraná

https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/contato/

São Paulo

prodtecnologicos@sp.senai.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

24 de março de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil