Manual ensina boas práticas para montar obras com pré-fabricados

Documento atende operações executadas diariamente nas obras que usam a construção industrializada do concreto
4 de maio de 2021

Manual ensina boas práticas para montar obras com pré-fabricados

Manual ensina boas práticas para montar obras com pré-fabricados 1024 599 Cimento Itambé
Engenheiros civis do comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304 atuam para fortalecer o desenvolvimento das soluções industrializadas em concreto no Brasil. Crédito: IBRACON

Engenheiros civis do comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304 atuam para fortalecer o desenvolvimento das soluções industrializadas em concreto no Brasil.
Crédito: IBRACON

Em uma das reuniões do comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304, que une integrantes do Instituto Brasileiro do Concreto e da Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto, surgiu a seguinte pergunta: quais são as boas práticas da construção industrializada de concreto em sua fase de montagem no local da obra? Para responder essa questão foram escalados os engenheiros civis Luiz Livi, Francisco Celso e Mairon Goulart. Com 2 anos de pesquisa, estava pronta a resposta. Ela veio na forma de um guia de 224 páginas, intitulado “Manual de montagem das estruturas pré-moldadas de concreto”. 

O documento, como ressalta Luiz Livi, que é diretor de marketing da ABCIC e diretor de estruturas pré-fabricadas da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), atende “obras de qualquer tipo e de qualquer porte”. O engenheiro civil também destaca que o manual prioriza as operações que não estão cobertas nas normas técnicas e que são executadas diariamente nas obras que utilizam elementos pré-fabricados de concreto. “O manual não foi feito para ficar no escritório, mas sim para ser manuseado no canteiro de obras”, diz. 

guia contempla planejamento da montagem, carga e descarga, montagem, tolerância relativa à montagem, projetos, segurança na montagem, ferramentas de gestão da montagem e qualidade. Seu conteúdo também está alicerçado nas duas principais normas técnicas para a construção industrializada de concreto: a ABNT 9062 (Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado) e a ABNT 6118 (Projeto de estruturas de concreto-Procedimento). O documento ainda considera as normas regulamentadoras para a construção civil, como a NR-18 (Condições de segurança e saúde para o trabalho na indústria da construção). 

Objetivo central do guia é impedir que aconteçam acidentes nas obras 

Luiz Livi reforça ainda que o manual remete aos conceitos do selo de excelência da ABCIC. Ele frisa que o guia aborda principalmente questões que ficam nas fases transitórias, entre a produção do elemento na fábrica e sua execução no canteiro de obras. O transporte é um deles. “Criamos um modelo sobre os esforços que devem ser considerados na aceleração, na frenagem, nas curvas e na passagem de lombadas. Isso antes ficava a cargo de quem fazia o frete”, afirma. 

Ainda sobre as “fases transitórias”, Livi deu um exemplo de como os projetos com elementos industrializados de concreto têm especificações muito diferentes dos que utilizam concreto armado ou concreto pré-moldado in loco. “Peguemos o exemplo de um pilar. Na fábrica, ele é concebido na horizontal. Daí ele é armazenado, transportado e chega para a montagem. Um dia esse pilar foi solteiro, sozinho, mas na obra ele terá que desempenhar sua função na vertical e em conjunto com outros pilares. Essa peça precisa ter garantias de que possui estabilidade. O que o manual ensina é como testar essas garantias”, completa.  

O dirigente da ABCIC e da ABECE também afirma que boas práticas impedem acidentes na obra, e que esse é “o objetivo central do guia”. Elaborado em 2019, o documento é destinado para um amplo público. Desde clientes, passando por projetistas, supervisores, técnicos, trabalhadores da construção civil, pesquisadores e estudantes de engenharia civilClique aqui para adquirir o Manual de montagem das estruturas pré-moldadas de concreto.  

Assista ao vídeo da palestra

Entrevistado
Reportagem com base na live promovida pelo comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304, com palestra do engenheiro civil Luiz Livi. 

Contato
abcic@abcic.org.br

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

4 de maio de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil