Balneário Camboriú pode ter o 10º prédio mais alto do mundo

Projeto de arranha-céu com 509 metros tramita na prefeitura da cidade catarinense; obras devem começar em 2022
12 de janeiro de 2022

Balneário Camboriú pode ter o 10º prédio mais alto do mundo

Balneário Camboriú pode ter o 10º prédio mais alto do mundo 1024 567 Cimento Itambé
Triumph Tower será construído em um terreno com 6.276,04 m² de área e tem a pretensão de colocar o Brasil no topo do ranking mundial de edifícios superaltos Crédito: Skyscrapercity

Parceria entre a FG Empreendimentos e o braço imobiliário do grupo Havan planeja construir em Balneário Camboriú-SC o 10º maior prédio do mundo. A edificação também se propõe a ser o maior arranha-céu residencial das Américas. Atualmente, esse título pertence ao Central Park Tower, em Nova York-EUA, que possui 472,40 metros de altura. O plano é que o novo empreendimento, registrado como Triumph Tower, possa atingir 509,28 metros, com 154 pavimentos.    
 
O pré-projeto foi protocolado na prefeitura de Balneário Camboriú-SC no final de julho de 2021. Até o final do ano passado ainda seguia em análise. O poder público municipal pode exigir modificações, apesar de não haver restrições quanto à altura do edifício. A expectativa é que o alvará da obra possa sair no 2º semestre de 2022. Se isso ocorrer, a construção do edifício pode começar ainda este ano. O arranha-céu terá estrutura em concreto armado

Independentemente da burocracia para a aprovação do projeto, o terreno em que será construído o Triumph Tower já passou pela etapa de demolição e limpeza. A área mede 6.276,04 m². O projeto arquitetônico é do escritório franco-brasileiro Tritptyque Architechute – o mesmo que está construindo o AGE360, em Curitiba-PR

Empreendimentos de luxo e superluxo, como o Triumph Tower, transformaram Balneário Camboriú-SC no 3º metro quadrado mais caro do Brasil. Os dados são do FipeZap. Pela primeira vez a cidade litorânea de Santa Catarina ultrapassou Brasília e ficou atrás apenas de São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ. A valorização impulsiona transformações no município, como o alargamento da praia central e a revitalização do projeto paisagístico da orla.  

FG e Havan já construíram em Balneário Camboriú o edifício mais alto do Brasil 

Com base em informações da consultoria norte-americana Appraisal Institute, a expectativa do mercado imobiliário de luxo e superluxo de Balneário Camboriú-SC é que o m² tenha valorizado cerca de 20% em 2021 – os números oficiais são aguardados para fevereiro.  

Além do Triumph Tower, a FG Empreendimentos e o grupo Havan são parceiros na construção do One Tower, também em Balneário Camboriú-SC, que será inaugurado em 2022 e já é o edifício mais alto do Brasil, com 290 metros de altura e 84 andares.  

No mundo, o título de maior arranha-céu continua com o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura e 162 andares. O segundo maior é o chinês Shanghai Tower, com 631 metros, e que perderá esta posição para o Merdeka PNB118, que está em construção em Kuala Lumpur, capital da Malásia, e vai atingir 679 metros de altura. Em malaio, Merdeka significa “Independente”. 

Com seus 509 metros, o Triumph Tower se posicionaria na 10ª posição entre os maiores prédios do mundo, superando o TAIPEI 101, em Taipei, que tem 508 metros e foi construído em 2004. Atualmente, 5 dos 10 maiores arranha-céus do mundo encontram-se na China, segundo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). 

Vale lembrar que a construção de edifícios superaltos pode levar mais de 5 anos. Caso o Triumph Tower demore mais do que o previsto para ser inaugurado, corre o risco de não figurar entre os 10 maiores do mundo quando for concluído, haja vista que outros projetos de arranha-céus estão em andamento no mundo.  

Entrevistado 
FG Empreendimentos e Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) (via assessorias de imprensa) 

Contato
marketing@fgempreendimentos.com.br 
press@ctbuh.org 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

12 de janeiro de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil