Revisão da ABNT NBR 6118 é a mais esperada de 2021

Norma-mãe das estruturas de concreto passa pela 5ª atualização e pode entrar em vigor no 2º semestre
5 de janeiro de 2021

Revisão da ABNT NBR 6118 é a mais esperada de 2021

Revisão da ABNT NBR 6118 é a mais esperada de 2021 1024 546 Cimento Itambé
Somente nas futuras revisões é que questões como sustentabilidade, robustez, novos materiais e melhorias dinâmicas serão incluídas na ABNT NBR 6118. Crédito: Shutterstock

Somente nas futuras revisões é que questões como sustentabilidade, robustez, novos materiais e melhorias dinâmicas serão incluídas na ABNT NBR 6118.
Crédito: Shutterstock

A ABNT NBR 6118 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) encontra-se em processo final de revisão. A atualização da norma está a cargo da CE-002:124.15 (Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução) que é vinculada ao Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02). Entre as mais esperadas para este ano, a expectativa é que a nova ABNT NBR 6118, conhecida como norma-mãe das estruturas de concreto, entre em vigor no começo do 2º semestre de 2021.

Sob a coordenação da engenheira civil Suely Bueno, e tendo como secretário o engenheiro civil Alio Kimura – ambos integrantes da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) -, a comissão de revisão encerrou o prazo para receber sugestões em 31 de dezembro de 2020. Ocorreram 108 propostas, que seguirão em análise antes que a ABNT NBR 6118 vá definitivamente para consulta pública. Em palestra no Concrete Show Xperience, que aconteceu no ano passado, Alio Kimura revelou quais as principais novidades que devem ser agregadas à revisão da norma.

Entre as possíveis mudanças, estão as que abordam a avaliação de conformidade do projeto e o uso indiscriminado do controle rígido dos cobrimentos. Também serão excluídas algumas tabelas redundantes e melhoradas fórmulas de cálculos, especificações e simbologias. No item “imperfeições globais” optou-se por uma definição mais clara. Da mesma forma, deverá ser revisada parte do texto de “estruturas de nós fixos e estruturas de nós móveis”. Idem para os itens sobre “consideração aproximada de não-linearidade física”.

Haverá ainda a retirada de parte da definição de sapatas flexíveis, a fim de evitar subjetividade. “Existem várias outras modificações e estimamos mais cinco reuniões para analisar as sugestões finais antes de encaminhar a revisão para consulta pública”, comenta Alio Kimura. “Não haverá alterações impactantes. O que se espera dessa revisão são melhorias e ajustes pontuais, reforçando a maturidade da norma. Obviamente, futuras revisões virão, quando poderemos abordar questões como sustentabilidade, robustez, novos materiais e melhorias dinâmicas, entre outros temas”, completa. Uma possível data para a publicação da nova ABNT 6118 seria 15 de julho de 2021.

História da norma coincide com a fundação da ABNT, em 1940

A norma nasceu em 1940, e se confunde com a fundação da ABNT. Surgiu com o nome de NB-1 (Norma Brasileira Número 1). Depois evoluiu para NBR 6118, recebendo atualizações em 1960, 1978, 2003 e 2014. Atualmente, ela abrange vários segmentos da engenharia civil, indo de projetistas a construtores até fabricantes. Também engloba uma ampla gama de obras, como a construção de residências, pontes, viadutos e barragens de hidrelétricas. Vale destacar que o Brasil é o único país da América Latina que possui uma norma técnica própria para estruturas de concreto.

Após a mais recente revisão, a ABNT NBR 6118:2014 foi reconhecida pela ISO (International Organization for Standardization) como norma de padrão internacional pela ISO/TC71 por atender aos requisitos da ISO 19338 – “Performance and assessment requirements for design standards on structural concrete”. O documento estabelece os parâmetros mundialmente aceitos para as normas de projeto de concreto estrutural, conferindo à norma-mãe a oportunidade de ser aceita em todo o mundo.

Entrevistado
Reportagem com base na palestra “Revisão da NBR 6118: a visão de quem entende do tema”, concedida dentro da Concrete Show Xperience pelo engenheiro civil Alio Kimura, secretário da comissão da ABNT que cuida da atualização da norma técnica

Contato
atendimento.concreteshow@informa.com

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

5 de janeiro de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil