Inspeção de obras de arte especiais: prática descolada da norma

Inspeções em pontes, viadutos e passarelas raramente seguem os prazos recomendados pela ABNT NBR 9452 
20 de outubro de 2021

Inspeção de obras de arte especiais: prática descolada da norma

Inspeção de obras de arte especiais: prática descolada da norma 1024 683 Cimento Itambé
ABNT NBR 9452 precisa ser revisada para padronizar inspeção de obras de arte com estruturas metálicas Crédito: Prefeitura de Mafra

ABNT NBR 9452 precisa ser revisada para padronizar inspeção de obras de arte com estruturas metálicas
Crédito: Prefeitura de Mafra

Nos meses de junho e julho de 2021, a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e o IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) assumiram o comando de duas comissões importantes da ABNT. No caso da ABECE, a CEE-231  (Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas). Já o IBRACON agora é responsável pela CEE-169 (Comissão de Estudo Especial de Serviços de Inspeções de Estruturas Especiais de Concretos, Mistas, de Alvenaria e de Pedra).  

 A primeira interação entre as comissões controladas por ABECE e IBRACON envolve a ABNT NBR 9452:2019 (Inspeção de pontes, viadutos e passarelas – Procedimento). Os integrantes da CEE-231 solicitaram ao coordenador da ABNT/CEE-169 que seja ampliado o escopo da norma técnica, para que nela possam ser incluídas obras de arte especiais de aço e mistas de aço e concreto. Na opinião dos engenheiros de estruturas, é relevante que a ABNT NBR 9452:2019 tenha o mesmo modelo de abordagem para as inspeções, independentemente do sistema estrutural que predomine em pontes, viadutos e passarelas. 

Atualmente, a ABNT NBR 9452:2019 prioriza obras de arte especiais construídas em concreto. Por isso, após a interação entre a CEE-231 e a CEE-169, a norma técnica volta a entrar em processo de revisão. O objetivo é cobrir as lacunas no texto da ABNT NBR 9452 e possibilitar que a prática não fique descolada da norma técnica. Atualmente, os inspetores de pontes, viadutos e passarelas metálicas buscam a normalização internacional como referência para executar o trabalho. “Hoje, na prática, há uma ausência de norma para inspeções em obras de arte especiais construídas com estruturas metálicas”, reforça a engenheira civil e pesquisadora do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Gisleine Coelho de Campos. 

Inspeção rotineira das estruturas deve ocorrer pelo menos uma vez por ano  

Recentemente, pesquisadores do IPT e inspetores de pontes, viadutos e passarelas participaram de um webinar para discutir exatamente as lacunas que existem entre o dia a dia de suas operações e a norma técnica brasileira. Eles dizem ser muito importante as atuações de ABECE e IBRACON para fazer essa correção de rota. Além disso, alertam que, mesmo no caso da ABNT NBR 9452:2019 ser bem criteriosa quanto às obras de arte especiais construídas em concreto, a prática raramente segue os prazos de inspeções definidos em norma.  

Há 4 tipos de inspeções: a cadastral, que deve ser feita ao fim da execução da obra, antes de sua inauguração; a rotineira, que precisa ocorrer anualmente; a especial, realizada em intervalos que podem variar de 5 anos a 8 anos, dependendo das condições de manutenção da obra de arte, e a extraordinária, quando ocorre algum dano à obra. Essas análises periódicas permitem aos inspetores dar notas às obras de arte especiais, que podem ser de 5 a 1 – 5 (excelente), 4 (boa), 3 (regular), 2 (ruim) e 1 (crítica). “Por não ocorrer inspeções como define a norma técnica é que vemos aumentar o número de danos e colapsos neste tipo de obras”, alerta Gisleine Coelho de Campos. 

Assista ao webinar “Inspeções em pontes, viadutos e passarelas” (é necessário fazer cadastro para ter acesso ao vídeo)

Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Inspeções em pontes, viadutos e passarelas”, promovido pelo AECWeb, além de ABECE e IBRACON (via assessorias de imprensa)   

Contatos
contato@email.aecweb.com.br
abece@abece.com.br
office@ibracon.org.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

20 de outubro de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil