Indústria de cimento dá salto ambiental em 40 anos

Relatório da World Cement Association mostra conquistas do setor e desafios que precisam ser superados

Indústria de cimento dá salto ambiental em 40 anos

Indústria de cimento dá salto ambiental em 40 anos 1024 732 Cimento Itambé
Convivência entre a indústria de cimento e o meio ambiente obteve grandes avanços desde os anos 1980 Crédito: WCA

Convivência entre a indústria de cimento e o meio ambiente obteve grandes avanços desde os anos 1980
Crédito: WCA

Criada em 2016, a World Cement Association (WCA) é a primeira organização que trabalha globalmente para representar a indústria de cimento. Com 66 membros em 35 países, os quais têm mais de 1 bilhão de toneladas de capacidade anual de produção, a WCA publicou em seu mais recente relatório os avanços ambientais e sustentáveis que a indústria cimenteira obteve em 40 anos.

Song Zhiping, presidente da WCA, destaca 9 conquistas do setor de cimento. Entre elas:
1. Redução na emissão de poluentes a 1/5 do que era entre o final dos anos 1970 e começo dos anos 1980.
2. Consumo de energia do processo de produção caiu 30%, em média.
3. Busca de soluções cada vez mais sustentáveis para a produção de clínquer.
4. Adoção da economia circular no uso de matérias-primas e combustíveis.
5. Coprocessamento de resíduos sólidos urbanos nos fornos de cimento.
6. Troca de combustíveis fósseis por energia limpa na produção de cimento, inclusive com adoção de energia solar e energia eólica.
7. Construção de “pedreiras verdes”.
8. Busca de 
cimentos com mais qualidade e que garantem maior durabilidade ao concreto.
9. Práticas de segurança e saúde nas indústrias.

Para o presidente da WCA, esse é um caminho sem volta, e que tende a ser cada vez mais aperfeiçoado. “Atualmente, a indústria mundial de cimento está enfrentando desafios de mercado, de capital, de tecnologia e de proteção ambiental, entre outros aspectos. Mas, por outro lado, a indústria está mais consciente e engajada na transição para uma economia de baixo carbono e circular, respondendo ativamente às responsabilidades sociais e desafios ambientais, alcançando o desenvolvimento sustentável e realizando a integração da economia com a natureza”, afirma.

Desafios que ainda precisam ser alcançados e superados

Para que a indústria de cimento avance mais em seus compromissos com a sustentabilidade, Song Zhiping avalia ser necessário superar quatro obstáculos:
1. Interagir com as novas tecnologias e inovações
“A indústria de cimento mundial não compartilha das novas tecnologias, dos equipamentos e dos modelos de negócio como deveria. Através de conferências temos como melhorar a troca de conhecimento e aumentar a inovação.”

2. Apoio político
“O grau de ênfase na proteção ambiental e o rigor das políticas determinarão diretamente a motivação das empresas na conservação de energia, redução de emissões e desenvolvimento sustentável. No caso da indústria do cimento é importante mostrar as ações que estão em curso e fortalecer o diálogo com os governos, na busca de apoio político para atingir as metas propostas.”

3. Uso do cimento fora da fábrica
“A indústria de cimento adota equipamentos para a captura e armazenamento de carbono, mede suas emissões, mas o cimento muitas vezes é mal utilizado pela indústria da construção civil. Ainda há muito desperdício de material, produção de concreto com baixa qualidade, erros no armazenamento e na destinação das embalagens, o que acaba comprometendo os esforços das cimenteiras.”

4. Marketing da sustentabilidade
“A indústria do cimento é uma das mais preocupadas com a captura de CO
2 em seus processos industriais. No entanto, pouco divulga suas ações. Temos esse desafio no marketing, nas vendas e na promoção de nossos produtos sustentáveis.”

Entrevistado
World Cement Association (WCA) 
(via assessorial de imprensa)
Contato: info@worldcementassociation.org

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA
Geral
Comprovado: pavimento de concreto emite menos CO2

O Banco Mundial aponta que existem quase 45 milhões de quilômetros de rodovias pavimentadas no planeta – a maioria em asfalto. Isso levou o Centro de Sustentabilidade do Concreto do MIT (do inglês, Concrete Sustainability Hub [CSHub]) a medir o impacto ambiental causado pelo tráfego constante dos veículos sobre as estradas. A conclusão do trabalho no Massachusetts Institute of Technology (MIT) revela porque o pavimento […]

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil