Estados Unidos reabrem feiras presenciais da construção civil

Precast Show e World of Concrete acontecem em junho; no Brasil, vacinação vai definir formato dos eventos
15 de junho de 2021

Estados Unidos reabrem feiras presenciais da construção civil

Estados Unidos reabrem feiras presenciais da construção civil 1024 683 Cimento Itambé
Precast Show, realizado de 20 a 22 de maio, em New Orleans, marcou o retorno dos eventos da construção civil nos Estados Unidos. Crédito: NPCA

Precast Show, realizado de 20 a 22 de maio, em New Orleans, marcou o retorno dos eventos da construção civil nos Estados Unidos.
Crédito: NPCA

O 1º evento presencial da construção civil em todo o mundo, após a chegada da pandemia de COVID-19, aconteceu de 20 a 22 de maio em New Orleans, nos Estados Unidos. Foi a Precast Show 2021, principal feira sobre pré-fabricados e pré-moldados de concreto da América do Norte. O encontro promovido pela NPCA (National Precast Concrete Association [Associação nacional de pré-fabricados de concreto]), com apoio da PCI (Precast/Prestressed Concrete Institute [Instituto do Concreto pré-fabricado e protendido]), reuniu 240 expositores e, em 3 dias de evento, atraiu quase 20 mil visitantes, além de contar com um staff de 3 mil pessoas 

realização da Prescat Show foi possível graças à vacinação em massa nos Estados Unidos, que já imunizou mais de 2/3 da população do país. A feira antecedeu o retorno daquele que é considerado um dos principais eventos da cadeia da construção civil mundialo World of Concrete (WOC). A feira deveria ter acontecido em janeiro, no centro de convenções de Las Vegas, mas foi realizada entre 8 e 10 de junho. Nos 3 dias, mais de 30 mil pessoas estiveram na WOC. A presença surpreendeu os organizadores, apesar de ter ficado abaixo da média das edições anteriores à chegada da pandemia, que girava em torno de 55 mil visitantes. 

Os eventos que começam a acontecer nos Estados Unidos servem de modelo para que outros países voltem a organizá-los com público, neste período pandêmico. No Brasil, o calendário prevê o retorno de feiras presenciais da construção civil a partir de 2022Uma que já agendou data é a M&T Expo, prevista para acontecer de 30 de agosto a 2 de setembro do ano que vem, em São Paulo-SPA tradicional bauma – a maior do mundo em equipamentos e maquinários para a construção -, que acontece em Munique, na Alemanha, também ficou para 2022. A 33ª edição acontecerá de 24 a 30 de outubro 

Em 2021, a tendência é de que no Brasil sigam acontecendo os eventos online e híbridosFoi assim que, no final de março, o IBRACON realizou o 62º CBC (Congresso Brasileiro do Concreto) e a ABECE e a ABPE promoveram recentemente o XVII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas. A exceção deve ser a Feicon, que envolve vários segmentos da cadeia produtiva da construção, e tem data agendada entre 14 e 17 de setembro deste ano para seu retorno presencial. O evento acontecerá em São Paulo-SP e também está na expectativa de que a vacinação avance consideravelmente no Brasil para divulgar seus protocolos de visitação. 

Encontro Nacional da Indústria da Construção ainda não está definido se será virtual ou presencial  

Cerimônia de abertura do World of Concrete 2021 aconteceu na 2ª semana de junho, em Las Vegas. Crédito: twitter/WOC2021

Cerimônia de abertura do World of Concrete 2021 aconteceu na 2ª semana de junho, em Las Vegas.
Crédito: Twitter/WOC2021

 a 93ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), teve a data confirmada, mas ainda não definiu se será virtual ou presencial. Foram reservados os dias 20 e 21 de outubro de 2021 para o evento. Até lá, caso os vacinados no Brasil tenham atingido um percentual superior a 50% da população, a CBIC irá avaliar a possibilidade de promover o ENIC presencialmente.  

E o Concrete ShowPrincipal evento sobre concreto no Brasil, a feira não tem previsão para voltar a ser presencial. Desde 2020, vem realizando insights virtuais, como foi o Concrete Show Xperience e como tem sido com as entrevistas dentro do Minuto Corporativo da Construção, dentro do canal da Concrete Show no YouTube 

Antes da pandemia, o último evento vinculado à construção civil que aconteceu presencialmente no Brasil foi a ExporRevestir, realizada de 10 a 13 de março de 2020, em São Paulo-SP. No dia 17 de março, o país reconheceu oficialmente a 1ª morte por COVID-19 e passou a seguir os protocolos da Organização Mundial da Saúde para a pandemia: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, interrupção das aglomerações – principalmente em ambientes fechados. As medidas restritivas causaram a paralisação do mercado de feiras e eventos, que com o avanço da vacinação ensaia retorno gradual. 

Entrevistado
NPCA (National Precast Concrete Association), World of Concrete, baumaM&T Expo, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (promotora do ENIC), InformaMarkets (promotora da Concrete Show), Reed Exhibitions Brasil (promotora da Feicon), ANFACER (promotora da ExpoRevestir), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) e ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) 

Contato
info@ThePrecastShow.org
contactus@worldofconcrete.com
info@bauma.de
info@mtexpo.com.br
informamarkets@informa.com
feicon@kbcomunicacao.com.br
imprensa@anfacer.org.br
abece@abece.com.br
office@ibracon.​org.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

15 de junho de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil